top of page

Yoga e funcionamento do sistema imunológico

O Yoga é um prática que integra corpo-mente, teve origem na região onde hoje é a Índia, há aproximadamente 5000 anos. Essa prática, inicialmente, não evoluiu como um exercício físico mas sim como um sistema de cura baseado em um ser humano holístico.

O yoga pode capacitar uma pessoa a tornar-se ativa em sua própria cura e seu estado de espírito é central para esse processo. Essa antiga ideia de mente e processos fisiológicos entrelaçados na cura e na doença, hoje é comprovada cientificamente.

O estresse psicológico e outros fatores mentais adversos impactam todos os sistemas do corpo humano, incluindo o imunológico.

Em uma revisão de 2018, publicada por Falkenberg, Eising e Peters para a editora Springer Science+Business Media, através da avaliação qualitativa de quinze estudos clínicos, verificaram que a prática regular de yoga causa a diminuição dos níveis de interleucina 1 beta, interleucina 6 e TNF alfa, estes resultados sugerem que o yoga tem potencial para o tratamento complementar e prevenção de diferentes doenças associadas à inflamação. Ou seja, a prática regula as proteínas que participam dos mecanismos de inflamação e também a resposta imunológica do organismo para garantir o equilíbrio do corpo humano.

Como o yoga tem várias vantagens em relação a outras terapias, por exemplo, farmacológicas, seu maior potencial de integração na vida cotidiana, seu caráter não invasivo e a ausência de efeitos colaterais negativos, mais pesquisas nesse campo são de grande importância (RI Falkenberg, C. Eising & ML Peters, 2017).



Comments


bottom of page